O Google administra o orkut há cinco anos e sabe tudo sobre seus usuários.Apesar disso, a empresa está sofrendo para ter sucesso com um aplicativo Open Social.
No dia 13 de agosto, os funcionários do escritório brasileiro criaram o primeiro concurso oficial de fotos dentro da rede social. O Maravilhas do orkut vai premiar as imagens mais esquisitas em cinco categorias: ‘O seu cabelo é assim ou é disfarce?’, para escolher o penteado mais estranho; ‘Rachando o bico’, que vai eleger o sorriso mais escancarado; ‘Puro estilo’, para mostrar o internauta que se veste do modo mais inusitado; ‘Férias refrescantes’, que vai selecionar o maior programa de índio; e ‘Festa furada: tá na web, tá valendo!’, para quem provar que esteve na pior balada de todos os tempos.
Para participar, é necessário apenas adicionar o aplicativo Open Social correspondente ao perfil e mandar as fotos. Os prêmios incluem desde uma transformação completa no salão de um cabeleireiro famoso até uma viagem com acompanhante para a Turquia. O problema é que pouca gente parece interessada em disputar a competição.
Depois de quase um mês no ar, o número de usuários do Maravilhas do orkut ainda é um grão de poeira perto dos 35 milhões de brasileiros que usam o serviço. Até terça-feira (8), apenas 60 mil pessoas tinham incluído o aplicativo no perfil, segundo dados do próprio Google. É muito pouco, ainda mais porque o real objetivo do Maravilhas do orkut está em servir como vitrine para mostrar que é possível desenvolver ações comerciais bem-sucedidas na rede. A competição tem inclusive cinco patrocinadores: Colgate, Fiat, Motorola, Sony e Sprite. Como o concurso vai até o dia 23, só mesmo uma explosão repentina de acessos poderá salvá-lo do esquecimento total.
Em nota, o Google informou a este blog que o aplicativo só é baixado por usuários que desejam compartilhar suas fotos e concorrer aos prêmios: os que preferirem apenas ver as imagens e votar não precisam fazer o download. “O Google tem controle da quantidade de votos e de pessoas que preferem participar dessa forma. Com isso, asseguramos que todos os números referentes ao aplicativo Maravilhas do orkut estão dentro das expectativas da empresa e representam uma audiência altamente qualificada, atendendo o retorno que nossos parceiros buscaram no projeto.”
Embora muitas empresas brasileiras tenham desenvolvido ações bem-sucedidas em outras redes sociais, poucas conseguiram os mesmos bons resultados no orkut. Entre os aplicativos Open Social, raros são os que exibem uma marca e ainda conseguem ficar entre os mais populares. O Maravilhas do orkut mostra como a maior rede social do país ainda é um mistério.
Notícia retirada daqui.
No comments:
Post a Comment