Saiu um press release dizendo que a Sony passa a adotar um novo slogan global: make.believe, que irá permear todas as iniciativas de comunicação da empresa entre suas unidades de eletrônicos, jogos, filmes, música, telefones móveis e serviços de rede. Segundo a companhia, é a primeira vez que ela adota uma mensagem de marca unificada que envolva os braços de entretenimento e eletrônicos.
O press release continua assim “A explicação da empresa para o slogan é que Believe (acreditar) significa as idéias e ideais da empresa, a habilidade para pensar, imaginar e sonhar. Ao passo que Make (fazer) representa a capacidade da empresa de transformar essas ideais em realidade. E o enigmático ponto indica onde a inspiração encontra a criatividade, que encontra a realidade, um simbolismo de tornar as coisas reais. A empresa promete que junto com o Make.Believe apostará em lançamentos de produtos, tecnologias novas e conteúdos com experiência de usuário.”
Acho realmente impressionante como a Sony está perdida há anos e pelo que parece continua (sorte que concorrentes também não fazem um trabalho brilhante… talvez por isso a Apple consegue se aventurar numa terra que não é dela com tamanho sucesso). Imagino que a empresa tenha gasto centenas de milhares de dólares para desenvolver este mambo jambo conceitual que geralmente deixa os diretores entusiasmados e o consumidor perdido.
Um bom slogan comunica algo relevante para o consumidor, uma tradução inspirada da sua estratégia ou posicionamento. Pode ser orientada a benefícios, a serviços, a público alvo ou a vendas. Mas sempre com o consumidor em mente.
Pense “Just Do It”, ou mesmo “terrível contra os insetos…contra os insetos”. O consumidor sempre tem que estar no centro.
Fazer um slogan que represente “a capacidade da empresa…” e “acreditar nas idéias e ideais da empresa” é uma tremenda bola fora! Cadê o consumidor????? Cadê a relevância????
Aqui vai uma lista de slogans famosos. Não concordo com alguns, mas você pode ver que +90% são centrados no consumidor:
The Advertising Slogan Hall of Fame
No comments:
Post a Comment